Curso e treinamento eSocial: jogo de gestão do eSocial – realizado in company

In company

Objetivo


Compreender os impactos do eSocial nos processos de gestão das atividades relacionadas ao Departamento Pessoal e Recursos Humanos. A dinâmica é apresentada em forma de jogo, onde os participantes são organizados em equipes para coordenar o recebimento e entrega das demandas do eSocial.

Vence o jogo a equipe que, ao final de 50 rodadas fizer o melhor gerenciamento do serviço, com o menor custo e resolvendo o maior número de insatisfações. Essa simulação é o ambiente mais adequado para entender as mudanças na rotina e filosofia dos departamentos envolvidos no eSocial, diante da prática de alguns conceitos como gestão de demanda, capacidade da equipe, níveis de serviço, limitação do trabalho em progresso, dentre outros.

Investimento: R$ 2.979,00 de 4 a 25 participantes.

A quem se destina


Auxiliares, assistentes e analistas de administração de pessoal e recursos humanos, líderes de departamentos, enfermeiros e médicos do trabalho, advogados, contadores e estudantes.


RECOMENDE PARA UM AMIGO

Conteúdo Programático

É um jogo que visa mostrar aos participantes a dinâmica diária de um time de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, praticando os seguintes conceitos:

  • Gestão de demanda de serviço;
  • Ajuste de capacidade baseada em métricas;
  • Gestão do nível de serviço usando algumas das cerimônias;
  • Implementação de melhorias para endereçar insatisfações com o serviço;
  • Limitar trabalho em progresso para aumentar o foco nas atividades;

O jogo permite um ambiente para a formação de critérios reais de medição, num processo comparativo entre o propósito de um serviço e as expectativas quanto a ele, contra a atual capacidade de entrega do time que o executa. Diante da adequação ao propósito, os processos tornam-se mais ágeis, previsíveis e com melhor qualidade.

Nossa linguagem é simples e de tratamento direto e prático da matéria. A dinâmica tem a preocupação de enfatizar que as tarefas não podem ser mecanicamente conduzidas, mas, sim pensadas e realizadas, e que a mudança de hábitos é a chave do sucesso no processo de aprendizagem, onde são trabalhados conceitos como visibilidade do andamento de demandas, fluxo e volume de serviço.

Síntese das regras

O  jogo é composto por um quadro de funcionários (online), que irá exibir os pontos de esforço que cada membro da equipe produziu naquele dia. Esses pontos tentam simular a variação na produtividade pessoal devido a fatores aleatórios, como interrupções, humor, ânimo e problemas pessoais.

As demandas de serviço são representadas em diferentes cores para indicar o tipo de especialização necessária para completá-la. Portanto um analista perito em folha (cor pink) e treinamentos (verde) só pode trabalhar em demandas dessas cores.

O cartão da demanda divide o esforço em Análise e Execução. Para completá-lo o time precisa usar os pontos de esforço da equipe distribuindo-os nos cartões escolhidos. A distribuição dos pontos acontece designando pessoas para trabalhar em um estágio específico do processo.

Em cada turno, somam-se os pontos das pessoas em um mesmo estágio do processo, distribuindo o total nos cartões sob aquele estágio, começando obrigatoriamente do topo da lista até que os pontos tenham acabado. Não se pode atribuir pontos ao próximo cartão antes de completar os esforços do primeiro. É permitido também utilizar os pontos de esforço do próximo estágio para num mesmo cartão após este ter completado o estágio anterior.

A equipe deve gerenciar o trabalho para evitar sobrecargas e criar um fluxo de trabalho suave. Isso é possível graças à aplicação de limites nos trabalhos em andamento, de modo que a capacidade da equipe será usada em seu ótimo nível de eficiência.

Jogo do eSocial


Indaiatuba/SP


Carga Horária

8 horas

Data

O jogo pode acontecer nas dependências de sua empresa, in company, ou na MGP Consultoria.


Local do curso

Rua José da Costa, nº 98 - Jardim Pau Preto
Indaiatuba/SP

(19) 3312-2604

Pré-inscrição