Entenda os Tipos de Eventos Do eSocial

29 Apr 2019
_____

As informações prestadas ao eSocial são agrupadas em 5 (cinco) grupos de eventos do eSocial a serem enviados: (1) evento inicial, (2) eventos de tabela, (3) eventos não periódicos, (4) eventos periódicos e (5) eventos de saúde e segurança no trabalho.

 

eSocial para poder público

 

O evento inicial é o S-1000 e deve ser o 1º (primeiro) grupo de informações a ser enviado, pois contém dados sobre o empregador ou órgão público, de estabelecimentos e obras de construção civil.

 

Os eventos de tabela são os do S-1005 ao S-1080 e são o 2º (segundo) grupo de informações a ser enviado, contendo informações sobre as tabelas do empregador, que serão usadas como critérios de validação dos eventos não-periódicos e periódicos do eSocial, como por exemplo as rubricas usadas na folha de pagamento, cargos e funções existentes, ambientes, processos administrativos ou judiciais, etc. Por essa razão é que esse tipo de evento deve ser enviado antes dos eventos não periódicos e periódicos.

 

Os eventos não periódicos são os do S-2190 ao S-2400 e são o 3º (terceiro) grupo de informações a ser enviado, contendo informações que influenciam no reconhecimento de direitos e no cumprimento de deveres trabalhistas, previdenciários, fundiários, tributários e fiscais, não tendo uma data pré-fixada para ocorrer, pois dependem de acontecimentos na relação entre o empregador e o trabalhador. Por exemplo: admissão de um empregado, alteração de salário, exposição do trabalhador a agentes nocivos, desligamento, dentre outros.

 

Os eventos periódicos são os do S-1200 ao S-1300 e são o 4º (quarto) grupo de informações a ser enviado, contendo informações de folha de pagamento, de apuração de outros fatos geradores de contribuições previdenciárias e que contém periodicidade previamente definida. Por exemplo: incidentes sobre pagamentos efetuados às pessoas físicas quando da aquisição da sua produção rural, imposto sobre a renda retido na fonte sobre pagamentos realizados a pessoa física, dentre outros.

Os eventos de Saúde e Segurança no Trabalho são os S-1060, S-2210, S-2220, S-2221, S-2240 e S-2245, sendo o primeiro um evento de tabela e os demais eventos não periódicos. No entanto, como o eSocial exige o envio posterior dessas informações, é seguro afirmar que esses eventos são o 5º (quinto) grupo de informações a ser enviado, contendo informações sobre os ambiente de trabalho, acidentes de trabalho, saúde do trabalhador, exame toxicológico do motorista profissional, treinamentos e capacitações.

 


 

Alguma dúvida? Não deixe para depois, envie suas perguntas para nós!

Estamos esperando seu contato!

 

Deixe seu comentário