O que é BPM? (Business Process Management, Gerenciamento de Processos de Negócio ou Gestão por Processo de Negócio)

08 May 2018
_____

Gustavo Canavezzi Gustavo foto pb quadrada textos

Aplicações-56-iloveimg-compressed

O BPM, Business Process Management, é traduzido para o português como Gerenciamento de Processos de Negócio (ou Gestão por Processo de Negócio), sendo uma prática de gestão de abordagem estruturada com emprego de métodos, métricas e ferramentas para gerenciar e melhorar continuamente as atividades com agilidade e desempenho operacional.

Essa prática trata do aspecto organizacional da empresa no conhecimento de informações, que permitam aos processos serem bem definidos e mensuráveis. Para isso, é fundamental a integração entre processos e pessoas para entregar o serviço que se deseja.

A prática do BPM possibilita especializações temáticas, como no caso do eSocial, usada para atender a nova obrigação, diante da comunicação das atividades da empresa, na forma e prazos estabelecidos pelo decreto federal nº 8.373/2014 e respectivas resoluções dos Comitês Diretivo e Gestor do eSocial.

esocial_post

O eSocial estabelece a única maneira de prestar, ao governo, informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e de produção rural.

Portanto, não se trata de uma nova obrigação tributária acessória, mas uma nova forma de cumprir obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias já existentes. Com isso, ele não altera as legislações específicas de cada área, mas apenas cria uma forma única e mais simplificada de atendê-las.

Assim, as obrigações dos empregadores continuam as mesmas, mudando apenas a forma e os prazos para os envios das informações, bem como algumas informações que antes não eram enviadas, agora passarão a ser.

Para o seguro cumprimento do eSocial, a empresa deve alinhar seus processos, conduzindo a um desempenho eficiente, por meio de melhoria das atividades específicas de trabalho da Administração de Pessoal e dos Recursos Humanos.

flowchart

Nossa experiência demonstra ser comum, em algumas empresas, encontrarmos esforços isolados de melhoria, mas sem a percepção dos reflexos dessas melhorias na cultura organizacional.

O resultado do BPM deve contribuir e servir como referência para críticas e evoluções dos processos envolvendo o cumprimento do eSocial, impactando diretamente na cultura da empresa.

Em vez de pensar BPM como um processo de melhoria de processos, é melhor pensar em BPM como um processo de transformação de processos, pois implica em repensar, inovar e mudar paradigmas, orientando sua contínua melhoria.

Propiciar a todos visualização e um conhecimento mais apurado dos processos que envolvem o Departamento Pessoal e os Recursos Humanos é demonstrar o cuidado que a empresa tem na desenvolvimento cultural e sua maturidade negocial nesse momento do eSocial.

Não passe apuros, tire suas dúvidas, estamos prontos para lhe ajudar!

Saiba mais e solicite sua visita!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu número de telefone com DDD (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Deixe seu comentário