O eSocial é a única forma dos Empregadores enviarem suas informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais ao governo, constituindo um repositório único, armazenando os dados da vida laboral do trabalhador.
Para afastar sanção e retrabalho, desenvolvemos uma estrutura básica para a implantação do eSocial, em 3 etapas, para entregar as informações saneadas, gerenciar os processos que impactam e alinhar o departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador.
1ª Etapa:
Entrega do eSocial: etapa responsável pela implantação, com a respectiva entrega das informações saneadas ao eSocial, treinamento operacional dos responsáveis pelo envio das informações, palestra de conscientização das lideranças, testes e envios oficiais.
Nessa etapa, realizamos o saneamento da base, com regularização e validação das informações com as tabelas e campos dos leiautes do eSocial (eventos S-1000 a S-1080); a revisão das incidências e naturezas da tabela de rubricas (evento S-1010); a identificação e ajuste das inconsistências dos dados cadastrais; e o ajuste e validação dos dados dos trabalhadores (eventos S-2200 e S-2300).
Após, fazemos o envio teste para produção restrita dos eventos ao ambiente de homologação, treinamos os usuários nos aspectos operacionais do envio das informações e acompanhamos o envio oficial de todos os eventos ao eSocial, no ambiente de produção.
2ª Etapa:
Gestão do eSocial: etapa responsável pela gestão dos processos internos que impactam na entrega contínua das informações ao eSocial, alinhando a estrutura, processos e pessoas para atender as exigências do governo.
Nessa etapa, por meio de mapeamento, realizamos a análise para validar e desenvolver processos internos que envolvam setores estratégicos da empresa. As atividades mapeadas fornecem base para os desenhos do Setor de Recursos Humanos, envolvendo atividades como admissões, afastamentos, CAT, rescisões, recrutamento e seleção, benefícios, elaboração e fechamento da folha de pagamento. Após, treinamos os usuários nos aspectos procedimentais envolvendo o fluxo de trabalho, cadências e prazos para as entregas das atividades que impactam o eSocial.
3ª Etapa:
Saúde e Segurança do Trabalhador: etapa responsável pela entrega das informações do Setor de Saúde e Segurança do Trabalhador, bem como a gestão de seus processos internos que impactam na entrega contínua desta área.
Nessa etapa, criamos os processos de controle dos prazos de exame dos trabalhadores e os de comunicação com o Setor de Recursos Humanos para informar sobre PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), afastamentos e acidentes dos colaboradores.