JOGO DO ESOCIAL: SIMULAÇÃO DE PROCESSOS

09 May 2018
_____

Gustavo Canavezzi Gustavo Canavezzi

Um dos métodos de análise de integração e desempenho humano é a simulação de atividades envolvidas no processo. O desenvolvimento da atividade pode ser realizado de diversas formas.

É vantajoso ter um modelo de processo disponível em um formato que todos possam ver, de maneira que aqueles que não estão diretamente envolvidos nas atividades, possam acompanhar o processo pelo modelo e notar eventuais desvios.

As simulações contam com facilitadores designados para conduzir a simulação, ajudando os participantes a se engajarem em sessões produtivas de descoberta sobre o processo.

Simulações de processo são uma forma de testar as hipóteses e provar os conceitos que nos fornecem valiosas informações sobre a dinâmica e o fluxo do processo. O processo deve ser matematicamente simulado sob vários cenários e diferentes condições para:

  1. Validar o modelo do processo, demonstrando os conjuntos de transações das atividades executadas, produzindo as mesmas características de desempenho do processo atual.
  2. Prever o desempenho do desenho do processo sob cenários diferentes, por exemplo, variando, ao longo do tempo, o número de transações e o número de atores.
  3. Determinar as variáveis de maior influência no desempenho do processo.
  4. Comparar o desempenho de diversos desenhos de processos sob aa mesmas circunstâncias.

Em termos de desenvolvimento de estados futuros, a simulação é o próximo passo para o desempenho do processo desejado pela identificação de lacunas no processo atual que impedem a transição para o modelo “TO-BE”.

SIMULAÇÃO DE PROCESSOS O JOGO DO ESOCIAL 1

Simulação é uma atividade interativa na qual cada atividade será executada com base em pressupostos sobre como cada tarefa deve ser executada.

Durante a simulação, medições são registradas para determinar os pontos de melhoria, os pressupostos que podem ser modificados e o conjunto de incidentes simulados para comparar resultados.

As métricas desenvolvidas para a simulação servem para medir desempenho diante dos critérios: tempo de execução da atividade, custo de recursos utilizados e volume de trabalho.

O resultado de uma simulação é a representação do comportamento de um sistema por intermédio do uso de outro sistema. No caso dos processos para atender ao eSocial, usamos o “Jogo do eSocial” com essa capacidade de simulação, independentemente de software com parâmetros associados.

SIMULAÇÃO DE PROCESSOS O JOGO DO ESOCIAL 2

O jogo tem como objetivo paralelo fixar o modo como são formadas as métricas envolvendo a duração, volume de trabalho e custo das atividades, no descobrimento dos padrões do processo.

Análise de duração, também conhecida como análise de tempo do ciclo, observa o tempo que cada atividades toma dentro do processo. O tempo de cada atividade é medido a partir da entrada inicial da atividade até o momento em que a saída desejada da atividade é criada. O tempo total para concluir as atividades é o tempo que o processo leva para ser concluído.

SIMULAÇÃO DE PROCESSOS O JOGO DO ESOCIAL 3

Seu propósito é examinar o processo em termos do tempo que ele leva para ser concluído com o objetivo de redução de tempo, além de descobrir gargalos dentro do processo que dificultem sua execução ou atividades que não agregam valor ou não contribuem para o resultado do processo.

A análise de custo é uma lista de custo por atividade totalizado para compor o custo total do processo. Essa técnica analítica é usada com frequência para compreensão e apreciação do custo associado à atividade para que possa ser comparado com o valor de um novo processo.

SIMULAÇÃO DE PROCESSOS O JOGO DO ESOCIAL 4

O objetivo é aumentar a produtividades e diminuir custos fazendo mais com o mesmo. Como a maioria dos processos são dependentes de algum tipo de aplicação automatizada, a interação e o custo por transação são partes integrantes do custo.

SIMULAÇÃO DE PROCESSOS O JOGO DO ESOCIAL 5

As atividades tendem a imitar a si próprias dentro de uma mesma empresa. A análise de padrão busca padrões dentro dos processos que podem ser racionalizados trazendo ganho de eficiência. Pode-se identificar que o mesmo conjunto de atividades ocorre em um ou mais pontos do processo. Reconhecendo esses padrões é possível encontrar duplicidades, combinando-os em um processo único ao longo de várias funções, obtendo economia de escala.

SIMULAÇÃO DE PROCESSOS O JOGO DO ESOCIAL 6

O Jogo do eSocial tem a capacidade de representar graficamente o processo como um conjunto de passos a serem executados, diante dos parâmetros do eSocial. O método do jogo permite definir o fluxo do processo com base nas atividades que envolvem o eSocial, fornecendo a capacidade para definir a distribuição de probabilidade de ocorrência de uma ou mais rotas do processo.

SIMULAÇÃO DE PROCESSOS O JOGO DO ESOCIAL 7

Os comportamentos são mensuráveis em passos do processo, como o tempo para completar a atividade, baseados na distribuição de probabilidade. O jogo fornece ferramentas para analisar a capacidade de carga para execução das atividades, com simulação de picos, médias, cargas de transação, impacto no tempo do ciclo, recursos gastos e gargalos.

SIMULAÇÃO DE PROCESSOS O JOGO DO ESOCIAL 8

Deseja jogar com sua equipe? Estamos prontos para lhe ajudar!

Saiba mais e solicite sua visita!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu número de telefone com DDD (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Deixe seu comentário