Vestígios do Novo eSocial e prazo final para o 3º grupo realizar o Cadastramento Inicial

17 Jul 2019
_____

Hoje, 17/07/2019, no Portal do eSocial foi noticiada a “Modernização do eSocial: novos passos em que se apresentou o andamento dos trabalhos envolvendo a modernização e simplificação do eSocial, realizado na semana do dia 8 a 12 de julho de 2019.

É importante ter clareza de que se trata apenas de uma notícia, desprovida de qualquer valor jurídico, pois, atualmente, as disposições legais sobre o eSocial estão contidas na Portaria nº 300/2019 e na Portaria 716/2019. O tipo de “lei” usada para alterar o eSocial, como uma mudança de prazo, é a Portaria da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

 

 

Uma notícia não possui efeito jurídico para criar ou modificar direitos e obrigações, pois não é espécie normativa. Para que haja segurança jurídica, relacionada ao que foi noticiado, é fundamental que o Secretário Especial Rogério Marinho assine nova Portaria, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, contendo as determinações noticiadas, para que haja mudança nas obrigações do eSocial.

Existe uma promessa de que a implementação do Novo eSocial será feita brevemente, pois a revisão dos leiautes não exigirá qualquer adaptação para desenvolvedores ou usuários. O desejo é flexibilizar algumas regras, com a transformação de alguns campos obrigatórios em facultativos, já que a equipe técnica do eSocial preservou a estrutura utilizada até o momento, com uma diminuição da quantidade de informações. 

Assim, nessa primeira etapa de simplificação, alguns campos passarão a ser facultativos (versão 2.5), para depois serem eliminados pelo Novo eSocial em janeiro de 2020.


Exemplo 1 – Evento S-1000 (Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público) 

  • Linha 17: Razão Social e Nome do Contribuinte;
  • Linhas 38, 39, 40, 41 e 42: Informações sobre o responsável pelo contato da empresa com o eSocial;
  • Linhas 58, 59, 60, 61 e 62: Informações sobra a empresa desenvolvedora do software.

Exemplo 2 – Evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador)

  • Linha 21: Indicação de que é o primeiro emprego do trabalhador;
  • Linhas 33 a 59: CTPS, RIC, RG, RNE, Órgão de Classe e CNH do trabalhador;
  • Linha 187: Filiação Sindical do trabalhador.

Foi mantida a Nota Orientativa nº 18/2019, para que durante o período de implantação (até que haja substituição da GFIP FGTS pela GRFGTS), o prazo geral do eSocial seja o dia 15 e não o dia 7.

 

Prazo final para o cadastramento inicial do 3º grupo

 

Assim que houver uma Portaria regulamentando, o prazo final para inclusão de cadastramento inicial do 3º grupo passará a ser 31/08/2019, pois as informações deverão estar completas antes da implantação da CTPS Digital em setembro de 2019.

 


 

Alguma dúvida? Não deixe para depois, envie suas perguntas para nós!

Estamos esperando seu contato!

 

 

Deixe seu comentário